Governador Mauro Mendes e prefeito Gustavo Melo entregam 74 títulos para moradores do Distrito do Buriti

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

“É com muito orgulho que estou recebendo o título. A gente precisa ter o documento em mãos. Isso é bom, valoriza a nossa propriedade, o que é da gente”, conta Daniel Pereira, morador do Distrito do Buriti, em Alto Araguaia (415km de Cuiabá) ao receber o título definitivo de propriedade. Assim como Daniel, outros 73 moradores foram beneficiados. A entrega dos documentos aconteceu nesta segunda-feira (11) com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A titulação servirá de referência no Estado ao ser o primeiro distrito regularizado com a entrega de títulos definitivos de propriedade. Localizado a 90 km do centro de Alto Araguaia, o Distrito do Buriti conta com aproximadamente 716 habitantes. A regularização deverá beneficiar cerca de 179 famílias.

O prefeito Gustavo Melo, lembra que a primeira reunião para discutir a regularização fundiária do Distrito aconteceu em janeiro de 2018, junto do vice-prefeito, Freud Fraga, câmara de vereadores e diretores da Intermat. Segundo o gestor, a regularização é um problema que se arrasta há décadas e não teve cuidados por parte dos governantes.

“Estes 74 títulos entregues fazem parte de um sonho dos moradores que esperam por títulos há mais de 50 anos. Moradores estes que vivem basicamente da atividade agrícola, pecuária e da exploração de pequenos estabelecimentos comerciais na localidade. Encaramos o problema de frente e avançamos no desenvolvimento do município”, afirma o prefeito.

Durante a entrega dos títulos, o governador Mauro Mendes, ressaltou que está atuando para resolver este problema em todo o Estado. “Vamos dar o título a quem é de direito e assim permitir grandes conquistas”, diz. Até o final do ano, o governo prevê a entrega de 2 mil títulos e mais de 4 mil títulos até 2020.

O presidente da Intermat, Serafim de Barros, explica que os títulos entregues são registrados em cartório e que está desburocratizando o acesso à regularização fundiária no Estado. “É dar mais tranquilidade para às famílias. É um resgate ao cidadão, é obrigação que o governo tem de atender essa necessidade”, disse.

Aos 82 anos, a dona Gildete Moitinho de Abreu comemorou. “Tô ganhando o título e agora não terei problemas. Agradeço, vocês o prefeito e o governador. É meu e vou deixar o que eu tenho para os meus filhos”, disse.  Quem também aprovou a ação, foi o comerciante Juvenal Alves da Silva. “Estamos muito satisfeitos. Agora temos os documentos nas mãos. O prefeito Gustavo olhou por nós”, conta.

Acompanharam a entrega os vereadores de Alto Araguaia, Jorge Melo, Vanderlei Marques, André Leal, Clodoaldo Fernandes, Henrique Pyter, Deusdete Xixica, José Ayrton e Paulo Lopes. Ainda, o deputado federal Neri Geller, os deputados estaduais Max Russi, Ondanir Bortolini (Nininho), Paulo Araújo, Sebastião Rezende e Thiago Silva, além de prefeitos e vereadores da região, empresários e autoridades.